MORRE BRUCE BROWN, O “PAI” DOS FILMES DE SURF

Morre aos 80 anos nos Estados Unidos o cineasta Bruce Brown, conhecido como o pai dos filmes de surf.

Diretor de The Endless Summer, de 1966, e conhecido como o pai dos filmes de surf, o cineasta Bruce Brown faleceu ao 80 anos enquanto dormia em Santa Barbara, na Califórnia, EUA, neste último fim de semana.

Bruce Brown,. Reprodução Facebook/Kelly Slater

Bruce Brown,. Reprodução Facebook/Kelly Slater

Brown, que nasceu em San Francisco, aos 10 anos de idade foi com sua família para Long Beach, também na Califa, onde logo se apaixonou pelo surf.

Anos depois, ele alistou-se na Marinha e fixou residência no Hawaii. E foi no arquipélago havaiano que Brown passou passou a filmar as ondas com uma câmera 8mm.

O cineasta foi um dos grandes responsáveis por mudar a visão da sociedade sobre os amantes das ondas ainda na década de 60, quando Hollywood produzia vídeos mostrando os surfistas de uma maneira não verdadeira.

Além do épico The Endless Summer, onde ele trouxe a narrativa que é usada até hoje pela maioria dos filmes de surf, Brown também foi o diretor em 1970 de On Any Sunday, que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário, e em 1994 gravou ao lado do filho Dana a sequência do The Endless Summer (II)

Foto em destaque: Reprodução Facebook.

The Endless Summer

The Endless Summer II