UKULELE – O INSTRUMENTO MAIS SURF QUE EXISTE

Se amarra em um som havaiano? Então, se liga aqui!

Ukulele, sim, é o instrumento mais surf que existe! Uma variação do cavaquinho, instrumento que foi levado ao Hawaii pelos portugueses. Ah, aliás é foi nesse arquipélago que tudo começou, ainda no final do século 19.

De acordo com o Ukulele Guild of Hawai’i, o primeiro instrumento, uma “braguinha”, típica da ilha de Madeira, chegou ao Hawaii em 1879 a bordo do navio Ravenscrag. Pois é, veio direto da ilha da Madeira.

Duas semanas depois,  o jornal local reportou que “Madeirenses recém-chegados aqui têm encantado a população com concertos noturnos de rua, (…) com uma música doce, feita num instrumento que é uma mistura de violão com banjo”.

Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias, marceneiros e músicos que estavam no Ravenscrag, resolveram então começar a construir o instrumento utilizando a madeira disponível nas ilhas na época, a koa, e comercializá-lo.

Porém, a koa dava ao instrumento uma sonoridade peculiar e aos poucos o instrumento foi se “modificando” até chegar ao que é hoje. Os três portugueses são considerados os pais do ukulele.

Pouco mais tarde, o som do ukulele encantou o rei havaiano Kalakaua, que requisitava concertos com frequência aos seus súditos. Um dos assistentes do rei tocava o tal “violão português” de maneira muito ágil.

E como seu apelido perante o rei era ukulele, que significa “pulga saltitante” em havaiano, terminou batizando sem querer o instrumento.

Mas depois da aula de história, queremos te apresentar uma das duplas mais fofas que já vimos! Hanoka e Azita, as irmãs que quebram no ukulele com direito a passinho e tudo, além de serem muito vibe, curtirem um surf e serem a cara do Hawaii. Ouve só! 

Por Longarina, parceira da Surfar na seção Surf Feminino.