ALERTA VERDE PARA O MUNDIAL DE ONDAS GRANDES EM NAZARÉ

Começa nesta terça-feira o Nazaré Challenge. A etapa do Big Wave Tour da WSL será realizada pela primeira vez nas ondas de Nazaré, Portugal.

Farol de Nazaré com a onda ao lado. Foto: WSL.

Os melhores surfistas de ondas grandes do Mundo já estão a caminho da Nazaré, Portugal, para um provável espetáculo na Praia do Norte. A luz verde para o Nazaré Challenge foi dada pela WSL na sexta-feira e todas as atenções já estão viradas para lá.

Os melhores surfistas de ondas grandes do mundo estarão competindo neste evento, nomes como Grant “Twiggy” Baker, Carlos Burle, Billy Kemper, Nic Lamb, Kai Lenny, Pedro Calado, Aaron Gold, o bicampeão mundial Greg Long, estão entre os confirmados. O Nazaré Challenge contará com alguns convidados portugueses. João Macedo, António Silva, Alex Botelho e Hugo Vau receberam convites locais, tal como o havaiano Garrett McNamara e o britânico Andrew Cotton.

Alex Botelho é um dos convidados do evento. Foto: WSL.

O Nazaré Challenge será o primeiro evento no Hemisfério Norte do BWT a ir para a água na temporada 2016/17. O período de espera começou dia 15 de outubro e prolonga-se até 28 de fevereiro, sendo que Punta de Lobos, no Chile, e Todos Santos, no México, serão as outras etapas. Na primeira metade do ano, no Hemisfério Sul, realizaram-se dois dos três evento programados, com “Twiggy” Baker vencendo em Puerto Escondido, no México, e Billy Kemper em Jaws, no Hawaii.

Dessa forma, Twiggy chega em Portugal na liderança do ranking, mas seguido de perto por Greg Long. Prevê-se assim uma luta intensa nas ondas da Nazaré, num evento que poderá ser determinante para a decisão do título, dependendo da realização ou não das outras duas provas.

Do elenco inicial do BWT não marcarão presença na Praia do Norte nomes como Shane Dorian, Makua Rothman, Mark Healey, Albee Layer e Josh Kerr, que está competindo no Pipe Masters. E aos quatro portugueses em prova ainda se poderá juntar Nic von Rupp, que tem o estatuto de suplente e poderá entrar em ação caso existam baixas de última hora.

 Nazaré. Foto: WSL.

A chamada oficial está marcada para as 7:30 desta terça-feira, podendo começar logo às 8 horas. O evento tem a duração de cerca de 1 dia mas, caso a consistência do swell não o permita, pode estender-se para o segundo dia de competição. As baterias são compostas por 6 atletas e têm a duração de 60 minutos.

Espera-se assim um bom público para prestigiar o evento de Nazaré, que promete ser único e um dos melhores do ano no nosso país.