A Quiksilver e a família Aikau anunciam os convidados oficiais e alternates para o 31º. Quiksilver in Memory of Eddie Aikau em Waimea Bay, no North Shore da ilha de Oahu, Hawaii. A cerimônia de abertura oficial com a família Aikau e os competidores convidados será realizada na quinta-feira, 03 de dezembro, as 15:00hs (horário local), na baía de Waimea.
O Quiksilver In Memory of Eddie Aikau é um evento de ondas grandes que acontece em apenas um dia e em condições específicas: só é realizado se as ondas tiverem um tamanho mínimo de 20 pés havaianos (aproximadamente 40 pés de face). Esta é a condição que o Eddie gostava de surfar em Waimea. O evento tem um período de espera de três meses que começa em 01 de dezembro de 2015 e se estende até 29 de fevereiro de 2016.

O Eddie é um evento original de ondas grandes e se destaca como referência para vários outros eventos de ondas grandes que existem hoje no mundo. Ele homenageia o herói havaiano Eddie Aikau, pelo seu respeito ao oceano, sua preocupação com a segurança de todos os que frequentavam a baía de Waimea, como reconhecido salva-vidas, e a maneira como ele surfava as ondas nos dias mais gigantes e memoráveis no mesmo local.

Durante a edição deste ano do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau, a exposição “The Big Wave Riders of Hawaii” acontecerá a partir de 02 de dezembro na Quiksilver Boardriders Club, localizada na Kalakaua Avenue, 2.330, Honolulu, Hawaii. Dedicada aos intrigantes paralelos que unem as histórias de surf e fotografia, a exibição vai mostrar uma seleção de retratos escolhidos a dedo por Bernard Testemale.

Como parte do seu compromisso contínuo com a segurança durante o Eddie , uma característica marcante da vida de Aikau, a Quiksilver tem o prazer de anunciar que, pela primeira vez, o colete inflável IOS (Inflatable Ocean Safety) será disponibilizado para todos os competidores. Desenvolvido em colaboração com a Aqua Lung, líder mundial em equipamentos aquáticos para uso professional e de recreação, o colete Quiksilver X Aqua Lung IOS é o resultado de um desenvolvimento de dois anos de estudo e o que existe de mais avançado em segurança no surf de ondas grandes. Feito para ser usado por cima de qualquer wetsuit ou lycra, o IOS é um colete inflável de neoprene reforçado projetado para que o surfista alcance a superfície com rapidez e segurança em uma situação crítica.

O Quiksilver In Memory of Eddie Aikau só foi realizado oito vezes na história e a última vez que aconteceu foi em 09 de dezembro de 2009, vencido pelo californiano Greg Long. O evento será transmitido ao vivo visto ao vivo pela internet através do site oficial da Quiksilver.

Quiksilver In Memory of Eddie Aikau 2015/2016. Crédito das fotos: Divulgação Quiksilver.

LISTA CONVIDADOS DO EDDIE 2015/2016 (por ordem alfabética)

Aaron Gold
Albee Layer
Bruce Irons
Clyde Aikau
Dave Wassel
Garrett McNamara
Grant Baker
Greg Long
Ian Walsh
Jamie Mitchell
Jamie O’Brien
Jeremy Flores
John John Florence
Kala Alexander
Kelly Slater
Kohl Christensen
Makua Rothman
Mark Healey
Nathan Fletcher
Noah Johnson
Peter Mel
Ramon Navarro
Reef McIntosh
Ross Clarke-Jones
Shane Dorian
Sunny Garcia
Takayuki Wakita
Tom Carroll

LISTA ALTERNATES (em ordem de prioridade)

Mason Ho (escolhido pela família Aikau)
Danilo Couto
Mark Matthews
Koa Rothman
Ben Wilkinson
Jamie Sterling
Billy Kemper
Shawn Dollar
Carlos Burle
Kealii Mamala
Gabriel Villaran
Michael Ho
Kai Lenny
Kahea Hart
Nathan Florence
Damien Hobgood
Kalani Chapman
Ryan Hipwood
Danny Fuller
Nic Lamb
Anthony Tashnick
Rusty Long
Derek Dunfee
Brock Little

ÚLTIMOS VENCEDORES:

1984/1985: Denton Miyamura (HAW)
1986/1987: Clyde Aikau (HAW)
1989/1990: Keone Downing (HAW)
1998/1999: Noah Johnson (HAW)
2000/2001: Ross Clarke-Jones (AUS)
2004/2005: Bruce Irons (HAW)
2001/2002: Kelly Slater (USA)
2009/2010: Greg Long (USA)

SOBRE O EDDIE AIKAU:

Eddie Aikau tinha 31 anos de idade quando desapareceu no mar durante uma viagem mal sucedida em uma canoa a vela de casco duplo chamada Hokule’a em 1978, Aikau era um jovem no auge da sua carreira dedicado a surfar ondas grandes e como salva-vidas na famosa baía de Waimea. Inspirado pela sua paixão de surfar, cuidar dos seus semelhantes, e defender seus valores e cultura havaianos, Eddie se tornou uma referência para todos os surfistas de ondas grandes.