A presença dos atletas de Furnas, Chloé Calmon e Wallace Antônio, aguçou a curiosidade das cerca de 200 crianças da comunidade Ouro Preto que estiveram presentes à ação do evento do projeto Furnas Educa. O evento foi realizado na última semana na Ong Esporte Clube Brasileirinho, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

O programa difunde dicas sobre preservação ambiental, conservação de energia e prevenção de queimadas a estudantes de todo o Brasil. Desde 2013, cerca de 150 mil crianças e adolescentes assistiram às palestras lúdicas proferidas pelos educadores de Furnas.

A longboarder carioca Chloe Calmon também participou da ação e fez simulação dos movimentos na prancha. Fotos: Gerson Landucci.

Entre as práticas de sustentabilidade e uso racional da água e da energia, a narrativa da trajetória do atleta Wallace Antônio, um dos seis melhores do mundo no arremesso de peso, impressionou as crianças. “É importante mostrar a eles que não existe talento sem oportunidade. Que todos podem fazer mais. A adversidade nem sempre é física, pode ser do meio em que vivem”, falou Wallace.

Paraplégico desde os 21 anos, o atleta contou que depois do acidente ficou um bom período sem sair do quarto e chegou a pesar 120 kg: “Foi a minha mãe que me tirou do quarto e me estimulou a fazer alguma atividade.” Depois de contar sua história, o atleta ensinou às crianças a técnica de arremesso de peso.

Wallace Antônio mostra como é a técnica para o arremesso de peso. Foto: Gerson Landucci.

A turma participou ativamente do aprendizado lúdico do Furnas Educa e mostrou um conhecimento prévio sobre geração e transmissão de energia que surpreendeu os participantes do projeto. A assistente social da Ong, Andrea Salustiano, parabenizou a o Furnas Educa: “Foi lindo, fiquei apaixonada!”

No último sábado (14/5), o projeto também Furnas Educa fez apresentação para adultos e crianças na quadra da Portela.