CINCO DICAS PARA MANDAR BEM NAS FOTOS

Hoje, com câmeras de última geração e as dos celulares cada vez melhores, todo mundo “pode ser” um fotógrafo em potencial. Não é à toa que as redes sociais bombam com tantas imagens. Mas que tal melhorar ainda mais seus cliques?

O fotógrafo brasileiro Fred Pompermayer, o mais premiado no meio do surf mundial, dá cinco dicas essenciais para você, profissional ou não, mandar bem nas fotos. Confira! 

Fotos: Fred Pompermayer.

Pompermayer ganhou seis vezes o XXL Big Wave Awards e tem mais de 50 capas de revistas em vários países. Foto: Reprodução Facebook.

 

1 –  A melhor luz para fotografar tem hora certa: nascer e pôr do sol

A melhor luz para fotografar é a mais baixa, como a do nascer e do pôr do sol. Ela não faz muita sombra, traz mais cores e ajuda a dar um contraste bacana nas fotos.

Line up em Rincon. 

2 –  Criatividade vale mais que equipamento

“Você não fotografa com sua câmera, mas com sua cultura”, é o que diz o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. E para Pompermayer, ele está correto, pois a criatividade está acima da tecnologia.

Criatividade acima da tecnologia. 

 

Hoje em dia existem câmeras de última geração e todos correm atrás de comprar os melhores equipamentos. Mas não é isso que vai fazer de você um fotógrafo de sucesso, que se destaca mais pela criatividade do que por sua câmera.

3 – Busque novos ângulos

Perspectiva é muito importante. Por isso, busque ângulo que você não está acostumado a ver. Desça abaixo do nível dos olhos, suba em árvores, vire de lado… Saia do convencional e olhe com novos olhos as mesmas paisagens.

Um novo olhar para as mesmas paisagens.

4 – Vá para o outro lado

Fuja dos lugares onde estão todos os outros fotógrafos. Provavelmente, todos terão cliques parecidos. Ao sair da ‘muvuca’, você terá mais chances de conseguir fotos diferentes.

Danilo Couto em Jaws. 

5 – Compartilhe suas fotos

Não adianta ser um ótimo fotografo se você não souber vender o seu trabalho. Faça contatos e divulgue o seu trabalho. Não deixe no seu computador. Compartilhe, por exemplo, nas redes sociais.

Dave Wassel em Fiji.

Fonte: globoesporte.globo.com