CIRCUITO MUNDIAL VOLTA À PRAIA DO FORTE APÓS 8 ANOS

Oi apresenta Praia do Forte Pro é a nova etapa do QS 1500 no calendário 2016 da WSL South America, que será disputada entre os dias 26 de abril e 1.o de maio com as categorias masculina e feminina no norte da Bahia.

Paradisíaca Praia do Forte, onde será disputado o QS 1500. Foto: Eduardo Moody.

A paradisíaca Praia do Forte, situada no município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia, volta ao calendário da World Surf League (WSL) após oito anos fora do circuito. Entre os dias 26 de abril e 1° de maio, o local, eleito como uma das cinco melhores praias do Brasil para a prática do surf e também conhecida como a Polinésia brasileira, será o palco do Oi apresenta QS 1500 Praia do Forte Pro, etapa válida pelo WSL Qualifying Series, divisão de acesso do Circuito Mundial.

São esperados cerca de 200 atletas de 20 países nas categorias masculina e feminina, ambas com 1.500 pontos em jogo para os campeões. Entre os homens, os atletas competirão pelo total de US$ 25 mil em prêmios. Já as mulheres terão US$ 15 mil distribuídos entre as melhores colocadas. Para os surfistas dos países da América do Sul, o resultado também vale 1.000 pontos no ranking 2016 da WSL South America, que define o campeão sul-americano da temporada.
O campeão mundial Adriano de Souza já conhece a onda da Praia do Forte. Foto: Daniel Smorigo.

O Praia do Forte Pro marca o retorno da Praia do Forte ao cenário internacional. Na única competição disputada no local, em 2008, o atual campeão mundial Adriano de Souza foi o dono da festa na categoria masculina, enquanto a cearense Silvana Lima levou o título na feminina. Os dois atletas, assim como o Praia do Forte Pro, são patrocinados pela Oi.

Praia do Forte, Bahia. Foto Eduardo Moody.

“A Oi acredita que o esporte ajuda a encurtar a distância entre as pessoas, culturas, classes sociais, além de desempenhar um importante papel na formação de valores fundamentais para a vida contemporânea. Recentemente passamos por um processo de evolução da marca para acompanhar a nova realidade das pessoas, que vivem no mundo digital compartilhando informações de onde estiverem. Nossas diferentes possibilidades de conexão são fundamentais para melhorar vida destas pessoas, seja para se aproximar dos seus ídolos, se informar ou melhorar a performance no esporte. O patrocínio ao Praia do Forte Pro enriquece ainda mais essa plataforma”, diz Bruno Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi.

Felipe Freitas, ex-surfista profissional e um dos idealizadores do Praia do Forte Pro, destaca: “A Oi é a maior incentivadora do surfe no Brasil. É patrocinadora do principal evento de surfe da América Latina, o Oi Rio Pro, e patrocina alguns dos melhores surfistas brasileiros, como os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza, além do Filipe Toledo e a Silvana Lima.”

Silvana Lima em ação na Praia do Forte. Foto: Daniel Smorigo.

O evento nasce da união entre ele e a freesurfer Marina Werneck, em associação com a Outside Produções, Agência Califórnia, Zerotrês / 213 Sports e MW Projetos. Além de ser o primeiro evento da World Surf League no Brasil em 2016, o Praia do Forte Pro dá o pontapé inicial no SeaFlowers Crown of Surfing, tríplice coroa do surf feminino no Brasil.

ATRAÇÕES EXTRAS - Além das batalhas na água, o evento terá diversas atrações ao longo da semana. Estão previstos shows na sexta-feira (29/4) e no sábado (30/4), no Projeto Tamar da Praia do Forte. Os projetos sociais da região também serão apoiados, a exemplo do Onda Verde, baseado na vila do Diogo, e do grupo de capoeira Esporão, do professor Kiko Macaco, um dos primeiros nativos a surfar na Praia do Forte.