A SURF TRIP PERFEITA PARA QUEM VAI COMEÇAR A SURFAR

Você é surfista de primeira viagem? Então saiba qual a melhor surf trip para você!

Quem está aprendendo a surfar consegue perceber que cada onda tem uma característica diferente que não é sentida só no tamanho, mas no seu formado. Existem as famosas ondas gordinhas (que adoramos no começo), as cavadas, tubulares, além da diferença do próprio mar, com corais, bancadas, pedras…

Para aprendermos a lidar com a diversidade da natureza e evoluirmos cada vez mais no surf é importante sairmos da nossa zona de conforto e conhecer outras praias e lugares. O Brasil tem uma grande variedade de praias, com um  litoral enorme, só aqui conseguimos aprender muito. mas para quem está afim de fazer uma surf trip internacional e não sabe por onde começar, um dos melhores lugares é o litoral do Peru, primeira de muitos surfistas.

[+] Pontos positivos:

  • É acessível financeiramente;
  • Tem um litoral com vários tipos de ondas, ou seja, tem para iniciante, intermediário e avançado;
  • É um lugar clássico do surf na América do Sul, todos que surfam já passaram por lá;
  • Lá tem muito brasileiro, então é fácil de trocar ideias, fazer amizade, conhecer os lugares e alugar carros;
  • É outro oceano. O Brasil é banhado pelo Atlântico e lá pelo Pacífico, vale a pena conhecer!

Dicas para os surfistas de primeira viagem:

  • Long john é presença obrigatória, o mar é bem gelado mesmo;
  • Para a galera cabeluda: creme para cabelo, já que poucos lugares tem duchas;
  • Para quem irá se aventurar em muitas praias, as botinhas são um investimento legal, já que no Peru as praias têm muitas pedras;
  • Leve uma bolsinha com remédios, pois podem acontecer imprevistos, como ouriços nos pés e nas mãos, entre outros incidentes;
  • Tem que comer Ceviche no final de tarde, por ser um prato típico delicioso, e se tomar cerveja Cusquena é obrigatória para acompanhar!
  • Coma o chocolate Chocosoda e Sublime, você não vai se arrepender!
  • Faça um passeio turístico no mercado Inca (muitas touquinhas e bolsas), no mercado de Lourinhos e nas ruínas Pachamac (todos bem próximas de Punta Hermosa)!

Roteiro: 

O Peru tem várias praias clássicas, como Lobitos e Chicama, mas que são voltadas para um surf já intermediário para quem esta começando em indico as praias de Punta Hermosa!

Para quem gosta de ondas gordinhas, passar a arrebentação de cabelo seco e de quebra conhecer um dos vilarejos mais bonitinhos, a playa de San Bartolo é a grande pedida (só tomem cuidado com as pedra e ouriços!).

Já para quem quer evoluir a remada (as ondas são bem no outside), pegar ondas maiores e curtir um visual desértico, a playa de Caballeros tem que estar no roteiro:

Para quem está afim de conhecer uma praia bonita, com ondinhas eternas, um céu azul, com ondas de fácil drop, Cerro Azul é parada obrigatória!

Uma onda que  é uma das mais lindas que já pude presenciar é a de Puerto Viejo , o drop não é fácil, é uma onda rápida, mas vale muito a queda!

Punta Hermosa ainda conta com Punta Roca, que é um dos picos mais clássicos, já que quando bate um swell as ondas ficam muito grandes mesmo!

Além destas praias, Punta tem muitas outras que fazem parte do seu litoral, como as praias de Lima (Miraflores) que ficam bem próximas e que também fazem a trip valer muito a pena!

É isso aí galera, ‘vambora’ invadir o outside peruano!


Por Longarina, parceira da Surfar na seção Surf Feminino.