Fernando Câmara e Zezito Barbosa, dois surfistas de alma de Pernambuco, fundaram e montaram a Teccel Surfblanks, mas o destino separou os dois. Um ficou no Brasil e o outro escolheu a Austrália. (Em destaque: Os amigos de alma durante a trip a Bells Beach)

Agora eles se encontraram para uma trip a Bells Beach e estão super empolgados em estarem juntos novamente desde 2015. Um sonho perseguido pelos dois, envolvendo muitas dificuldades e um grave acidente no início da jornada da primeira fábrica de blocos do Norte/Nordeste do País. 

Fotos: Arquivo Pessoal.

Confira a história e as imagens da trip desses dois surfistas de alma. Cultura do Surf Pesada!

Leia também uma entrevista exclusiva de Fernando Câmara à Surfar sobre o “marketing verde” no mercado do surf, clicando aqui. 
Zezito e Fernando.

Zezito e Fernando.

Em 1991, dois surfistas irmãos e amigos do peito. Fernando Câmara e Zezito Barbosa, fundaram e montaram a primeira fábrica de blocos de poliuretano do Norte/Nordeste do Brasil.

A intenção era de abastecer a região que sofria com a dificuldade de adquirir com mais rapidez e frequência os blocos que naquela época só existiam no Rio de Janeiro, deixando assim uma lacuna em aberto no mercado nacional.

Fernando e  Zezito, com a força  de “Amor pelo Surf”,  resistiram a centenas de dificuldades de olho no futuro da realização de um sonho.

A Teccel praticamente começou a funcionar num pequeno galpão no alto de um morro em um dos bairros mais perigosos do Recife. Zezito Barbosa se encarregando da produção dos blocos, já Fernando administrando e distribuindo os produtos em âmbito local.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os blocos da Teccel em seu primeiro, segundo e terceiro ano de fabricação, praticamente estavam sendo vendidos aos fabricantes de pranchas da Região e “testados pelos fabricantes de pranchas do Estado”.

A partir do quarto ano, a Teccel começou a flutuar no mercado nacional através de uma reportagem, destacando a primeira fábrica de blocos do Norte/Nordeste do País.

A Teccel tem o Sangue do Surf! “Literalmente o sangue foi derramado no chão da fábrica ainda no início”, quando Zezito Barbosa se acidentou gravemente montando um dos maquinários de produção dos blocos e Fernando Câmara salvou a vida dele.

No mês passado, os dois surfistas e irmãos se encontraram na Austrália para confraternizar a amizade em uma surf trip em Bells Beach. E o que me impressiona neste encontro foi perceber como os dois gostam um do outro e como se parecem. Uma amizade que muito antes da Teccel ser fundada já existia. Surf trips juntos e muita cumplicidade! “Sempre foram Surfistas de Alma”!