MEU QUERIDO JOHN – SAIBA COMO CUIDAR DELE NESSE INVERNO

O inverno está chegando e já te passamos as dicas essenciais para você comprar um novo long john. Agora nós vamos te ajudar a como cuidar desse inseparável companheiro das quedas gélidas do outono/inverno. Confira!

Sim, o long john, roupa de borracha ou wetsuit, a gente sabe quanto custa esse inseparável companheiro das quedas gélidas do outono/inverno. John não é aquilo que você troca a cada estação, ao menos para a maioria. É algo que você irá usar por um bom tempo, por isso nada melhor do que cuidar bem de nosso querido amigo!

Afinal, como toda Lei de Murph, quando começam as melhores ondas, também começam os dias mais frios. Mas não vai ser um ventinho gelado que vai te desanimar do surf, certo?!


Se liga nas dicas de como cuidar melhor do seu companheiro de queda nos próximos meses:

1 . Lavagem

Por mais frio que esteja, assim como a prancha, lave também a roupa de borracha com água doce e fria ao fim de cada surf, tirando a água salgada e areia de dentro e fora dela. Olha que contradição… O sal e o calor não combinam com o material do neoprene, pois eles acabam com a flexibilidade do material.

Agora, se você quiser dar aquele trato, deixe a roupa de borracha de molho em um recipiente e em seguida lave com água doce, pendurando para secar num cabide à sombra, pelo menos uma vez na semana ou dependendo da frequência que utilizar, olha aqui bem explicadinho.

Sobre cheiros, evite deixar a roupa molhada em sacos plásticos por muito tempo e tente não fazer xixi no john (apesar da gente saber do acalento que é), porque, além do odor, a acidez da urina danifica o tecido. Como toda roupa utilizada durante um exercício físico, o mau cheiro pode vir também do suor, evite ficar desfilando muito com o john antes de entrar no mar.

 2 . Secagem

Não deixe a roupa molhada pingando após a lavagem, pendure-a para secar num cabide. O mais indicado é o SlideHanger (abaixo), mas na falta dele qualquer um de plástico, fininho, já cumpre o combinado.

Outra opção seria colocar sua roupa sobre uma toalha e deixar secar em uma superfície reta. Como já falado, a roupa deve ser seca à sombra, do contrário os adorados raios UVs irão detonar o tecido, deixando o john rígido e sem flexibilidade, tudo que você menos precisa na hora do surf.

Na hora de secar, seque primeiro o lado de dentro e depois vire para secar o lado de fora.

3. Guardando o john

Veja se sua roupa está 100%  seca antes de guardá-la. Se você optar usar um cabide de roupa de neoprene, dobre o john na altura da cintura. Cabides podem criar vincos na roupa, danificando o neoprene na região dos ombros devido peso da roupa, se não encontrar o SlideHanger, opte por um cabide de plastico daqueles sem volume nos ombros, sabe?

Agora, se você estiver numa trip e precisar dobrar a roupa de neoprene para pôr na mala, cruze os braços para trás da roupa, em seguida, dobre a roupa de neoprene na altura da cintura e dobre as pernas para trás na altura dos joelhos, formando um quadrado, deixando a parte do peito lisinha sem dobras nem rugas.

Ao colocá-lo na mala, evite deixar a roupa próxima de objetos pontudos ou de algum zíper, que possa riscar ou puxar a borracha.

Pronto! Com essas dicas, você garante seu long john por esse e muitos outros invernos!

Também DESCUBRA A COLEÇÃO MORMAII WETSUITS 2017 clicando aqui.

 

Por Longarina, parceira da Surfar na seção Surf Feminino.