NOVA GERAÇÃO FAZ A FESTA NA PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO SUB 14

No último domingo, 19 de junho, aconteceu na praia do Arpoador as fases decisivas da primeira etapa do Estadual de Surf Sub 14, abrindo a disputa pelo título em cinco categorias.

podioIniciante_4122_FotoPedroMonteiroPódio da categoria Iniciante. Foto: Pedro Monteiro.

No último dia de evento, o vento resolveu dar uma trégua e o sol voltou a aparecer no Rio de Janeiro e apesar de pequenas as ondas tinham boa formação. Cenário perfeito para a novíssima geração do surfe no Rio de Janeiro e os ilustres convidados de São Paulo e Espírito Santo travarem belas batalhas nas ondas do Arpoador, berço do surfe competição no Brasil.

A primeira final a entrar na água foi a Feminino, com a vitória de Maju Freitas, filha de Marcelo Freitas, tri-campeão mundial de longboard. A surfista foi a responsável por marcar a maior nota do campeonato, 9 pontos. A disputa foi boa com a paulista Isabela Saldanha terminando em segundo. Joana Camargo e Marina Thompson terminaram com a terceira e quarta colocação.

Na sequência foram os pré petits que foram para a água, surfistas com até 8 anos. Quem dominou as ações foi o “experiente” Enzo Telles, que marcou 9,50 pontos no somatório das duas ondas, deixando pra trás Miguel Fernandes, segundo, Guilherme Soares, o terceiro e Ramon Kurpan, o quarto classificado.

Cauã Costa ficou em quarto na iniciante e faturou a melhor manobra. Foto: Pedro Monteiro.

O dia era de decisão e na categoria Petit, até 10 anos, o confronto foi acirrado entre Ryan Kainalo que havia se classificado para três semi finais no domingo e o cearense Guilherme Lemos, que surfou sozinho em ondas distante dos adversários e acabou levando a melhor. Completaram a final Murilo Coura, terceiro e Rickson Falcão, o quarto classificado.

Já na categoria Infantil, para atletas até 12 anos, deu São Paulo na vitória de Rodrigo Saldanha, que disputou onda a onda com Ryan Kainalo, que em sua segunda final terminou novamente com o vice-campeonato. Nesse confronto o terceiro foi Gabriel Souza, com Sunny Oliveira em quarto.

Enquanto isso, na Iniciantes, para atletas até 14 anos, em uma bateria sem representante do Rio de Janeiro, os paulistas dominaram as ações com os três primeiros lugares no pódio: Kauan Terra de Ubatuba foi o número um, seguido de Eduardo Motta local do Guarujá e Rodrigo Saldanha, mais um a fazer duas finais. Na quarta colocação ficou o cearense Cauã Costa, não tão feliz pelo resultado da final, mas contente pela premiação que recebeu por vencer a bateria especial Guaraviton de melhor manobra, com um aéreo de frontside.

GuilhermeLemos_3965_FotoPedroMonteiroGuilherme Lemos foi o campeão da categoria Petit. Foto: Pedro Monteiro.

Serão três etapas na temporada 2016, todas na cidade do Rio de Janeiro. Assim, depois dessa primeira prova no Arpoador, nos dias 18 e 19 de junho, o Circuito seguirá para a Barra da Tijuca, nos dias 10 e 11 de setembro, fechando a temporada nos dias 29 e 30 de outubro, no Recreio dos Bandeirantes.

O Circuito Guaraviton apresenta WQSurf Sub 14 2016 também está nas redes sociais: No Facebook (facebook.com/sub14rio) e no Instagram (@sub14rio).

Resultado Final:

Feminino
1ª Maju Freitas
2ª Isabela Saldanha
3ª Joana Camargo
4ª Marina Thompson

Pré-Petit
1º Enzo Telles
2º Miguel Fernandes
3º Guilherme Soares
4º Ramon Kurpan

Petit
1º Guilherme Lemos
2º Ryan Kainalo
3º Murilo Coura
4º Rickson Falcão

Infantil
1º Rodrigo Saldanha
2º Ryan Kainalo
3º Gabriel Souza
4º Sunny Oliveira

Iniciantes
1º Kauan Terra
2º Eduardo Motta
3º Rodrigo Saldanha
4º Cauã Costa

Veja a galeria de fotos do Domingo:

Fotos: Pedro Monteiro/ Patrick Villaça.