O “GIGANTE” ESTÁ DE VOLTA AO TOUR!

World Surf League compra finalmente o Titans of Mavericks, tradicional evento de ondas grandes em Half Moon Bay, Califórnia.

Na última semana, a World Surf League conseguiu comprar os direitos para finalmente realizar a tradicional competição de ondas grandes Titans of Mavericks, incluindo uma autorização para realizar outros cinco eventos na praia de Mavericks. A compra foi aprovada pelo tribunal norte-americano por R$ 1,6 milhão.

A decisão abre caminho para que a WSL adicione Mavericks ao seu calendário do Big Wave Tour já para próximo inverno nos EUA, entre dezembro a março. Desde 2013, a maior entidade de surf do mundo vinha manifestando interesse em realizar um campeonato no pico.

Alex Gray em Mavs. Foto: redbull.com

“Estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de levar o evento Titans of Mavericks ao Tour internacional novamente. A WSL sempre manteve um grande respeito pelo local e sua comunidade como um dos pilares da onda grande”, disse Sophie Goldschmidt, CEO da WSL, em um comunicado quando o acordo foi anunciado pela primeira vez.

Em junho deste ano, a Cartel Management, antiga detentora dos direitos do evento, declarou estado de falência e tentou vender o Titans of Mavericks por US$ 1 milhão (confira a matéria AQUI). Mas como ninguém fez a oferta, a WSL enxergou ali uma oportunidade de negócio e ofereceu pouco mais da metade do valor inicial.

 A competição na famosa onda gigante californiana já deve acontecer no próximo inverno americano. Foto: Berger/WSL.

Big Wave Tour

Apenas três etapas fazem parte do calendário do Big Wave Tour atualmente, Puerto Escondido no México, Jaws no Hawaii e Nazaré em Portugal.

E Mavericks deve voltar no próximo inverno nos EUA, entre dezembro a março, mas a WSL ainda não divulgou qual data será realizada a prova a data do evento. O atual líder do ranking é o havaiano Kay Lenny, campeão da etapa de abertura no México.

O havaiano Kay Lenny levou o título na etapa em Puerto Escndido. Foto: Villela/WSL.

Titans of Mavericks 

Titans of Mavericks é um evento de um único dia, somente para surfistas convidados, que acontece na lendária onda de Mavericks, em Half Moon Bay, a 20 minutos ao sul de São Francisco, Califórnia. A competição aconteceu pela primeira vez  em 1999, mas desde então apenas foi realizada por nove vezes.

Darryl Virostko foi vencedor nas três primeiras edições, 1999, 2000, 2004, seguido por Anthony Tashnick em 2005, Grant Baker em 2006 e 2014, Greg Long em 2008, Chris Bertish em 2010, Peter Mel em 2013 e Nic Lamb, campeão da última edição em 2016.

Crowd em Mavericks. Foto: Scotty Hammonds.