QUIKSILVER EUA LANÇA REESTRUTURAÇÃO

187899_622x415As operações da Quiksilver nos EUA entraram com processos voluntários de reorganização – recuperação judicial – cobertos pela Legislação de concordata e falência dos Estados Unidos, a fim de melhorar a saúde financeira da operação americana em longo prazo. Com esse movimento, a marca permanece ativa no negócio e visa dar um passo importante para garantir um futuro mais forte. Um pedido de recuperação judicial nos EUA é comumente usado como um mecanismo para proteger as empresas financeiramente, e não um caminho para a liquidação.

Líder icônico no mercado de esportes de ação por mais de 40 anos, a Quiksilver e suas outras marcas Roxy e DC também têm conquistado fortes seguidores globais. No entanto, os negócios nos EUA têm enfrentado desafios significativos. “Este processo pelo qual a Quiksilver Americana está passando faz-se necessário diante das situações adversas que a empresa enfrentou nos últimos anos. É comum empresas entrarem com pedido de concordata, aqui no Brasil conhecido como recuperação judicial, para poderem se reestabelecer financeiramente e dar continuidade em suas operações de forma mais saudável. Este processo não gera nenhum impacto na operação da empresa aqui no Brasil, que por sinal, é umas das operações mais rentáveis do grupo no mundo. Este processo será fundamental para deixar a empresa mais forte financeiramente para o futuro”, explica Gustavo Belloc, diretor geral da Quiksilver no Brasil.

Foto-1-C-QuiksilverA empresa solicitou a aprovação legal de U$175 milhões em financiamento com afiliadas da Oaktree Capital Management, L.P., líder entre os gestores de investimento global, especializando-se em investimentos alternativos, com mais de U$100 bilhões de ativos sob gestão, e o Bank of Amercia, N.A. A empresa prevê que esse financiamento, em conjunto com outras fontes de liquidez, será mais do que suficiente para financiar suas operações em andamento nos Estados Unidos e no exterior.

“Após essa cuidadosa consideração, tomamos essa difícil medida, porém necessária, para garantir um futuro promissor para a Quiksilver. Com as proteções oferecidas pelo Código de Falência e o financiamento fornecido pela Oaktree, não só seremos capazes de atender às nossas obrigações contínuas para com nossos clientes, fornecedores e colaboradores, como também obteremos a flexibilidade necessária para darmos uma reviravolta nas nossas operações nos EUA e restabelecermos a Quiksilver como uma empresa líder no segmento de esportes radicais. Nossa estrutura de capital inovadora, com um índice muito baixo de dívida para a nossa indústria, permitirá o investimento e revigorará nossas marcas e produtos. Estamos confiantes de que nos ergueremos mais fortes e melhor posicionados para crescer e prosperar no futuro”, fala Pierre Agnes, CEO do grupo Quiksilver.

E acrescenta Agnes: “A força financeira e o conhecimento da Oaktree, assim como sua experiência profunda trabalhando com empresas em situações semelhantes à nossa e suas histórias de sucesso na nossa indústria a tornam uma parceira excepcional à medida que progredimos. Valorizamos nossos clientes de atacado, assim como nossos vendedores e fornecedores, portanto, apreciamos seu apoio durante esse processo. Além disso, agradecemos aos nossos colaboradores e atletas engajados e dedicados, os quais continuam sendo os nossos maiores ativos. A Quiksilver é, e continuará sendo, como resultado desse processo, um líder icônico no mercado de esportes de ação.”

Com base na concordata, a Empresa pretende continuar com o seu programa de fechamento de lojas existentes para racionalizar sua base de lojas nos EUA.  No Brasil, a empresa prossegue seu plano de expansão através de novas franquias.

IMG_2694Sobre a Quiksilver

A Quiksilver, fundada em 1969 e sediada em Huntington Beach (Califórnia),  desenvolve e distribui uma linha ampla de produtos que inclui roupas, calçados e acessórios voltados para homens, mulheres e crianças. O grupo também é reconhecido por oferecer produtos de qualidade voltados para praticantes de esportes com pranchas e para os adeptos da natureza, que buscam um estilo de vida proveniente de esportes ao ar livre como surf, skate, snowboarder, BMX, entre outros.

m1183853No mundo, as marcas Quiksilver, Roxy e DC Shoes estão presentes em diversos canais de distribuição, entre eles, surf e skateshops, lojas de departamentos esportivos, em mais de 900 lojas próprias e franquedas, além dos e-commerces. A empresa atua principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Europa, Oriente Médio, África, Reino Unido, Rússia, África do Sul, Austrália, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Taiwan, China e Indonésia.

Fotos: Divulgação.