RADICALIDADE NA PRAIA DO ROSA

Sol, ondas e muita prancha boa fizeram a galera delirar na edição do Test Ride Rusty Surfboards neste último fim de semana na Praia do Rosa. Ondas entre 2 a 3 pés e de excelente formação garantiram um bom teste para os mais de quarenta participantes que se revezaram entre os dez modelos diferentes de pranchas que estavam à disposição. A maioria utilizou três modelos de pranchas diferentes, sendo a Panda, Neil Diamond, Fish Quatro e Sista Brotha as mais procuradas. O evento também fechou com chave de ouro o Confronto entre surf shops proposto pela marca.

Os participantes que estiveram na Praia do Rosa tiveram à disposição mais de 10 modelos de prancha Rusty, sendo seis deles lançados esse ano. Panda, primeiro modelo assinado por um surfista brasileiro a ser comercializado mundialmente, do catarinense Willian Cardoso, esteve em companhia dos modelos Dwart, Zeppelin, Neil Diamond, Dozer, Sista Brotha, Fish Quatro, O3, T-Dwart e Happy Shovel.

Gerente de pranchas da marca, o ex-surfista profissional Sávio Carneiro comentou sobre os modelos Rusty. “É uma iniciativa pioneira da Rusty no Brasil ter esse contato com o consumidor final, que é nossa preocupação. Nada mais justo pegarmos os modelos lançados e levar para a galera testar. Este ano lançamos seis modelos, além de apresentarmos as campeãs de vendas, cada um especifico para sua finalidade e perspectiva do cliente”, falou Sávio.

Igor Gouveia. Crédito: Caio Guedes.

O hot surfer da Rusty Brasil, Igor Gouveia, filho do lendário surfista Fabinho Gouveia, esteve presente no Rosa, testou os modelos disponíveis e ainda participou da comissão técnica do Confronto.  Presença também marcante no Test Ride Rusty Surfboards, o surfista de ondas grandes Felipe ‘“Gordo’ Cesarano falou da importância da Rusty interagir com seu público: “O mais interessante é a oportunidade dos surfistas testarem modelos que fogem do convencional, um surfista de final de semana pode usar um modelo de prancha que vai funcionar melhor com ele. A interação com a galera local e quem ainda não conhece a prancha estar podendo utilizar, isso é muito importante.”

Moradores da Praia do Rosa, Thomas Litman, de sete anos, e seu pai Rodrigo Litman, 39 de idade, testaram os modelos Zeppelin e Panda e aprovaram o evento. “É bom aproveitar eventos assim para testar novos modelos,” disse Rodrigo. E Thomas completa: “É legal, eu gosto de surfar e um dia quero ser surfista profissional.”

A associação de surf da Praia do Rosa comandou os quesitos técnicos e realizou uma session com os grommets locais, que puderam testar os modelos de prancha da Rusty, mostrar seu potencial e todo seu talento para diversos profissionais que estavam prestigiando o evento. Além disso, ações promocionais foram realizadas em parceria com os apoiadores, pintura de pranchas realizada pela MTN, que durante o dia realizou a customização das pranchas que foram entregues para aos vencedores do confronto entre Surf Shops etapa Sul e Confronto Final.

CONFRONTO ENTRE SURF SHOPS

Mais um evento pioneiro realizado pela Rusty, o inovador Confronto entre Surf Shops – Etapa Sul foi uma disputa na água entre surf shops convidadas dos três estados do sul. As gaúchas Aloha e DeLucca, além da catarinense JBay e as paranaenses Sumatra e BackWash foram as convidadas. Formaram as duplas um representante das lojas convidadas (vendedor ou cliente) mais um surfista local. Realizada no formato tag team, o confronto teve baterias de 30 minutos e valeu a melhor onda de cada integrante. Para apimentar um pouco mais, o sorteio do modelo da prancha que cada dupla competiu minutos antes de irem para água.

Cesarano, Sávio e Igor Gouveia. Crédito: Roberto MIranda.

O julgamento do Confronto foi feito pelo staff da Rusty Brasil. Felipe Cesarano, Igor Gouveia e Sávio Carneiro foram os juízes, e a supervisão realozada pelo representante da associação dos surfistas da Praia do Rosa, Caribean. A ideia é trazer a visão dos surfistas ao julgamento e propor uma competição descontraída. Após realizarem o confronto entre si, a disputa final foi entre as gaúchas Aloha e DeLucca, sendo esta última a vencedora, com Robson Pinheiro e Augusto Rocha surfando com os modelos O3 e Sista Brotha, respectivamente. Já os vice-campeões, Gabriel e Artur Ferreira, surfaram com os modelos Neil Diamond e Sweet Tooth. A vitória da DeLucca deu uma prancha zerada para cada surfista e colocou-a no confronto final entre surf shops da região sul e sudeste, voltando para a água para disputar uma bateria acirrada contra a capixaba Bahamas.

Os representantes da loja do Espírito Santo vieram para o sul exclusivamente para a disputa, uma iniciativa importante da Rusty que colocou dois surfistas de picos diferentes: o local de Itamambuca Alex Cunha e o vendedor da Bahamas Matheus de Oliveira em águas catarinenses. Para Alex é uma oportunidade grande criada pela Rusty estar na praia do Rosa e interagir com modelos de pranchas diferentes do dia a dia. Já Matheus, vendedor da Bahamas, viajou de avião pela primeira vez e aproveitou cada momento da oportunidade. Para chegar até o Rosa, a Bahamas venceu o Confronto entre surf shops etapa sudeste realizado na praia de Itamambuca, litoral paulista, em abril deste ano.

Com o mesmo formato deste evento, a Rusty colocou lá surf shops dos estados do sudeste, com  surf shops representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, interior, Vale do Paraíba e litoral de São Paulo. Porém, na final, valeu o conhecimento técnico local e os surfistas da DeLucca acabaram vencendo o confronto contra a Bahamas. Nesse momento, o mar havia subido e a galera na areia vibrou com a disputa na água. Os surfistas da DeLucca caíram na grande final com os modelos O3 e Sista Brotha , já a dupla da Bahamas surfou com os modelos Neil Diamond e Dozer.

Para conferir todas as emoções do Test Ride Rusty Surfboards, dê o play no vídeo:

Este foi o quinto ano que a Rusty realiza seu Test Ride e que já teve vários formatos, sendo o segundo seguido na Praia do Rosa. O Test Ride Rusty Surfboards já passou por picos importantes do surf brasileiro, como Baleia (SP), Praia Mole (SC), Barra da Tijuca (RJ), Villas (BA), Praia Brava (SC), Itamambuca (SP), entre outras. Com formato especial, o evento tem como principal diferencial a disponibilidade de pranchas Rusty para os participantes.

RESULTADOS

Confronto entre Surf Shops etapa Sul – semifinais

1 – DeLucca –Robson Pinheiro e Guto Rocha / modelo O3

2 – Aloha – Gabriel e Artur Ferreira / modelo Neil Diamond

3 – JBay – Roberto e Yuri rocha / modelo Sweet Tooth

4 – BackWash – Cabelo e Wagner / modelo Sista Botha

5 – Sumatra – Douglas Yamada e Bruno Lopes / modelo Panda

Confronto entre Surf Shops etapa Sul – finais

1 – DeLucca – Robson Pinheiro / modelo O3

Augusto Rocha / Sista Brotha

2 – Aloha – Gabriel / modelo Neil Diamond

Artur Ferreira / modelo Sweet Tooth

Confronto final entre Surf Shops Sul e Sudeste

1 – DeLucca/RS – Robson Pinheiro / modelo O3

Augusto Rocha / Sista Brotha

2 – Bahamas/ES – Matheus de Oliveira / modelo Dozer

Alex Cunha / modelo Neil Diamond